sábado, 24 de janeiro de 2015

SEGREDO PARA MANTER OS CABELOS MADUROS BEM HIDRATADOS

Boa tarde colegas do blogger, mais uma matéria interessante para cuidados com a beleza. Copiando e colando do :

Viver +50        

Segredos para manter os cabelos maduros bem hidratados:

 

Conheça óleos, máscaras e shampoos que hidratam e fortalecem os fios:
Segredos para manter os cabelos maduros bem hidratados © Foto: iStockphoto 
Segredos para manter os cabelos maduros bem hidratados:
Assim como o corpo, o cabelo também ‘envelhece’. As glândulas produzem menos óleo, fazendo os fios perderem sua camada protetora natural. Além disso, décadas de tinturas e tratamentos químicos, sol em excesso, secadores e chapinhas, muitas vezes aplicados às pressas e sem cuidado acabam cobrando um preço alto. Os cabelos ficam mais finos, mais ressecados e quebradiços.
Se é impossível reverter a ação do tempo, é hora de colocar mãos à obra e reparar os danos. Acredite, é possível. Mas você vai precisar incorporar cuidados novos à sua rotina.
Hidrate-se internamente:
Para começar a preservar a hidratação dos cabelos, lembre-se de hidratar-se de dentro para fora. Ingerir diariamente 2 litros de água é imprescindível para manter a saúde. Caprichar na dieta e incluir vitaminas e minerais também ajuda a manter todo o corpo (cabelos, inclusive) saudável. Vale a pena também consultar seu médico para saber se você deve consumir capsulas de colágeno, ingrediente da fibra capilar que precisa ser resposto com o passar do tempo.
Acerte na escolha dos cosméticos:
O shampoo é o maior segredo:
> o primeiro passo é optar por um shampoo sem sal. Além disso, os mais indicados para o couro cabeludo maduro precisam ter óleos essenciais em suas fórmulas, para não desgastar ainda mais a fibra capilar. Procure por produtos à base de aloe vera, pantenol, óleo de abacate, cartamo e até açaí.
Além do shampoo e do condicionador, você deve hidratar os fios a cada semana ou no máximo a cada quinze dias: “em casa ou no salão de beleza”, afirma Katia Barbosa, hairstylist do Salão Maria Pimenta. Uma boa máscara adequada para cabelos enfraquecidos é a melhor opção.
Invista também em finalizadores, ou seja, aqueles produtos que são aplicados depois de todo o procedimento de lavagem. Podem ser sprays de brilho ou óleos vegetais e, eventualmente, ter uma base de silicone (solúvel em água) que cobre o fio temporariamente, protegendo-o e dando uma aparência mais sedosa. “Use depois do banho, com os cabelos ainda úmidos”, ressalta a cabeleireira. Leave in, máscara e protetores térmicos, principalmente para quem usa secador e chapinha, são itens indispensáveis. Manteigas e óleos também são recomendados por especialistas, principalmente a manteiga de karitê e o óleo de argan.
O verão vem aí: redobre os cuidados com o sol:
A dermatologista Samantha Enandes, recomenda ainda o uso de produtos com fator de proteção solar, que protegem os cabelos dos raios ultravioletas, também responsáveis pela desidratação. “Mulheres que pensam em ter cabelos saudáveis, não devem se expor tanto ao sol”, ressalta o Dr. Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira de Estudos para Cabelos (SBEC).
Além do sol, a água do mar ou da piscina também danificam os fios. Uma boa dica, tanto para quem entrar na piscina quanto para quem der um mergulho em água salgada é, logo após sair, lavar os cabelos com água doce (de preferência fria ou, no máximo, morna, jamais quente). “Se você não conseguir água doce ali, na hora, opte por lavá-los com água de coco. Ela ajuda a retirar o sal dos fios e os mantém hidratados.”, recomenda o Dr. Adriano. Antes de se aventurar nos prazeres do verão, faça uma hidratação caseira. Além do sol e da água salgada, até a maresia deixa o cabelo mais sensível.
Cuidados na hora de tingir:
A hidratação se torna ainda mais importante quando cabelos, além de maduros, são tingidos. “Quem opta por tingir o cabelo, se não tiver cuidado, pode deixar os fios ainda mais expostos a danos”, alerta Katia. Evitar, na medida do possível, tingir os cabelos das raízes até as pontas é uma recomendação que vale para qualquer idade.
Em vez disso, pense em experimentar um tonalizante: “ele vai disfarçar os fios brancos na raiz e sua fórmula mais suave permite retoques mais frequentes”, explica a hairstylist. Outra opção, agora para quem não quer assumir os cabelos brancos de jeito nenhum, é a tintura com polímeros de acrilato na composição. Esses polímeros ajudam a devolver o volume dos fios e agridem menos o cabelo, mas não deixam de ser agressores. Um cabelo saudável e hidratado responde melhor à química, portanto, se quiser tingir, converse com seu cabeleireiro sobre um programa regular de hidratação.
Existem shampoos específicos para cabelos maduros e tingidos. Eles possuem proteínas e aminoácidos que, além de preservar a hidratação, facilitam a penetração da tinta, já que quanto mais branco é o cabelo, mais complicada a penetração da cor.
Hidrate em casa:
Duas opções de hidratação feitas em casa podem trazer vida aos fios maduros. “Para os cabelos muito ressecados:
> 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas e
> ½ abacate,
 Podem ser batidos no liquidificador até formar uma mousse, que você aplica nos cabelos e deixa agir por alguns minutos. Já para os fios que não são tão ressecados, uma boa fórmula é:
> bater 1 copo de iogurte natural integral com 1 banana. Depois de aplicar as mousses, é só enxaguar e lavar normalmente!”, recomenda o diretor da SBEC.
Acerte no corte:
Corte:
O toque final! Cortes mais curtos e repicados rejuvenescem e acabam facilitando o processo de recuperação da saúde dos fios. Fios longos exigem escovações frequentes, secadores e chapinhas muito quentes, que deixam os cabelos ainda mais quebradiços e fragilizados.
 
                                                  DEUS todo poderoso as abençoe.
                                                                                   Abraço. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário